There is no slider selected or the slider was deleted.



Centro Escoteiro Geraldo Hugo Nunes recebe certificação SCENES e marca avanço histórico para os Escoteiros do Rio de Janeiro

6 de fevereiro de 2025

O Centro Escoteiro Geraldo Hugo Nunes alcançou um marco significativo ao receber a prestigiada certificação SCENES (Scout Centres of Excellence for Nature, Environment and Sustainability). Esta certificação internacional reconhece centros escoteiros que demonstram excelência em práticas ambientais e sustentabilidade, comprometendo-se a proteger o meio ambiente, minimizar seu impacto ecológico e capacitar visitantes e membros a se engajarem com a natureza.

 

Assim como o lendário Gilwell Park é fundamental para os escoteiros ingleses, o Campo Escoteiro Chefe Geraldo Hugo Nunes, mais conhecido como Campo de Magé, é um local de grande importância para os Escoteiros do Rio de Janeiro. Ali são realizados a maioria dos Cursos de Formação, além de ser um espaço apropriado para acampamentos e outras atividades escoteiras.

Os visitantes que já tiveram a oportunidade de conhecer Gilwell Park frequentemente mencionam a imponência de seus carvalhos. No Campo de Magé, a referência é um belo angelim (Andira anthelmia), localizado na arena central, exatamente em frente ao pórtico. Esta árvore se destaca pelo seu porte e fronde avantajada, com floração em julho e, ocasionalmente, em janeiro.

Vista do alto, a área do campo lembra a lâmina larga de uma adaga ligeiramente recurva, sendo uma importante fatia da Mata Atlântica, conectada à floresta que recobre o maciço da Serra dos Órgãos. Em sua extensão, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Campo Escoteiro Geraldo Hugo Nunes proporciona aventura e contato íntimo com a biodiversidade, permitindo que os visitantes observem o ecossistema em seus diversos ciclos e aspectos naturais. Criada para preservar a fauna e flora local, a RPPN possui um plano de manejo aprovado em 2016 e inclui duas trilhas educativas: uma de 200 metros, acessível para pessoas com deficiências, e outra de 2 km que atravessa a floresta, reforçando o compromisso do local com a educação e a sustentabilidade ambiental.

Os Centros SCENES são locais excepcionais dentro do Movimento Escoteiro que assumem um compromisso de longo prazo para proteger o meio ambiente e promover a consciência ecológica. Eles se destacam por:

Preservar e oferecer uma área natural;

Proporcionar educação ambiental;

Praticar gestão ambiental sustentável.

Desde os anos 1990, a iniciativa SCENES faz parte da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM) e, em 2008, foi incorporada ao Programa Mundial do Meio Ambiente. Atualmente, esses centros desempenham um papel essencial no desenvolvimento sustentável e no enfrentamento de desafios ambientais, como as mudanças climáticas.

 

Além de suas práticas sustentáveis, os Centros SCENES oferecem experiências práticas e educativas para os jovens, incentivando um contato direto e significativo com a natureza. Esse envolvimento possibilita a formação de uma consciência ambiental que pode ser aplicada em suas comunidades. A rede global SCENES também fomenta colaboração entre centros, parceiros e escoteiros de todo o mundo em prol da proteção ambiental.

A certificação SCENES é um marco histórico para o Campo Escoteiro Geraldo Hugo Nunes e para a Região do Rio de Janeiro, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade. Esse reconhecimento motiva nossos jovens a atuarem como protagonistas em debates e iniciativas voltadas à gestão ambiental. Além disso, a certificação abre novas oportunidades de cooperação e aprendizado dentro da comunidade escoteira global.

 

 

Neste ano em que celebramos os 50 anos da fusão entre a Região da Guanabara e a Região do Rio de Janeiro, essa conquista também homenageia os dirigentes da Região da Guanabara que, em 12 de junho de 1968, adquiriram o terreno que deu início a esse grande sonho. Somos profundamente gratos a todos os voluntários das duas associações que construíram essa história e àqueles que continuam a escrevê-la.

Como disse Geraldo Hugo Nunes:

“Tudo o que se fizer pelo Campo Escoteiro Magé sempre será pouco, uma vez que é nele que está assegurada a certeza de que as futuras gerações dos escoteiros terão sempre um lugar próprio para praticarem as técnicas do nosso movimento.”

Veja aqui a lista com os outros Centros Escoteiros que possuem a certificação SCENES: https://www.scout.org/SCENES

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens