OBSERVAÇÃO DE PÁSSAROS

O porquê do projeto

 

O que é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural ou, simplesmente, RPPN ?

?A Lei 9.985/2000, Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) define em seu art. 21: “A Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma área privada, gravada com perpetuidade, com o objetivo de conservar a diversidade biológica”.

Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, ou seja, sem desapropriação de terra. No momento que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza.

Além de preservar belezas cênicas e ambientes históricos, as RPPNs assumem, cada vez mais, objetivos de proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas cientificas, manutenção de equilíbrios climáticos ecológicos entre vários outros serviços ambientais.

Atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa são permitidas na reserva, desde que sejam autorizadas pelo órgão ambiental responsável pelo seu reconhecimento.

Considerando que a RPPN apresenta amplo potencial para a prática de observação de aves e o interesse por parte União dos Escoteiros do Brasil – Região Rio de Janeiro em promover a visitação e disseminação de conhecimentos ambientais com fins educacionais e turísticos, esta associação visa implementar o turismo de observação de aves,  e atividades de interpretação ambiental, através de ações, que possam gerar meios para proporcionar  o monitoramento da UC, o direcionamento das atividades de visitação (bird watching e educação ambiental), bem como o fortalecimento e engajamento da sociedade com a RPPN.

As características naturais da composição da flora da UC possibilitam abundância de espécies vegetais ornitocóricas, ornitófilas e atrativas para aves ao longo de todas as trilhas, facilitando a observação das espécies de aves nativas do local.

Na proximidade da RPPN existem trilhas em áreas de encosta de montanha (Floresta Ombrófila Densa Submontana) e uma estrada rural que cruza ampla área de terrenos brejosos e um rio. Estes locais poderão ser utilizados também nas atividades de observação de aves, como complemento da avifauna da RPPN, permitindo a observação de espécies de ambientes diferentes, tais como ralídeos não florestais e aves de encosta que não penetram na floresta de Terras Baixas.  

O que esperamos do projeto? 

Esperamos que haja maior engajamento a nossa causa e que o conhecimento e a participação social sejam ampliados através de ações e atividades que contribuam para melhorar os serviços prestados por essa Unidade de Conservação para a sociedade.

Como funciona? 

A Reserva possui uma grande variedade de aves que podem ser observadas em todos os setores. Bem conhecidas e fáceis de serem observadas, essas espécies possuem, em sua maioria, hábitos diurnos e podem ser localizadas por sua vocalização. A observação de aves pode ser feita em todas as épocas do ano.

Para iniciar não é necessário nenhum treinamento específico, basta ter disposição e adquirir alguns conhecimentos básicos de como se comportar e utilizar um binóculo ou uma luneta para uma observação mais detalhada.

Detalhes sobre o funcionamento do local e do projeto 

Antes de iniciar suas atividades na RPPN é imprescindível a visita ao Centro de Visitantes.

O Centro de Visitantes da RPPN  fomenta o uso consciente das áreas e recursos de uso público, além de abordar a trajetória da área que hoje constituiu a Reserva Particular do Patrimônio Natural Campo Escoteiro Geraldo Hugo Nunes. No Centro de Visitantes, pode-se obter diversas informações sobre opções de lazer, além de conhecer um pouco mais sobre a sua história. A propriedade dispõe de cinco trilhas planas, de grau de dificuldade fácil. Todas as trilhas se encontram em bom estado de conservação e permitem o trânsito seguro, recebendo manutenção periodicamente.

 

Para pernoites

ALOJAMENTO

São 20 leitos disponíveis

Banheiros com chuveiros de água quente 

Cozinha completa

Salão coberto

ACAMPAMENTO

7 clareiras que comportam 4 barracas de 2 lugares cada uma

Banheiros com chuveiros de água quente

Área com bicas para lavagem de material

A oferta do serviço de alimentação estará sujeita a presença de um número mínimo de 20 pessoas.

A execução da atividade de observação de aves nas datas disponíveis no calendário estará sujeita a participação de no mínimo cinco (5) pessoas.

Consulte os termos para reserva e uso do espaço na página do – Campo Escoteiro – Magé –

O horário para chegada ao Campo é das 08h às 21h e o período da diária começa sempre às 8h da manhã.

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens