There is no slider selected or the slider was deleted.



Revitalização da BANOR: Um Espaço de Tradição e Futuro para os Escoteiros do Mar

18 de março de 2025

A Região Escoteira do Rio de Janeiro celebrou, no último sábado, 15 de março, a reinauguração da BANOR (Base Noroeste) dos Escoteiros do Mar, um espaço vital para a manutenção e guarda das embarcações dos Grupos Escoteiros do Mar (GEMAR) da região. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como o representante do Comandante do 1º Distrito Naval, Almirante Lobo, além de presidentes de Grupos Escoteiros e Coordenadores Regionais.

A revitalização da BANOR foi um projeto da Coordenação dos Escoteiros do Mar, com o apoio da Direção Regional, com o objetivo de aprimorar a gestão das embarcações e impactar positivamente a qualidade do programa oferecido à juventude escoteira. Este é um passo importante para fortalecer o movimento escoteiro e sua atuação junto à comunidade.

ANTES
DEPOIS

O evento também foi marcado pela presença de antigos escoteiros do 71º GEMAR, bem como de filhos e netos dos ex-chefes e carpinteiros navais que contribuíram para a construção e manutenção da base ao longo dos anos. Eles compartilharam suas experiências de vida e destacaram a relevância da BANOR para o escotismo e para a sociedade.

O ponto alto da cerimônia foi a entrega de uma embarcação da classe Dingue, que homenageou o falecido Sr. Moacyr Nepomuceno, um dos mais lembrados carpinteiros navais da base, cuja contribuição para o escotismo e para a história da BANOR é imortalizada.

A revitalização da BANOR, além de garantir um espaço mais funcional para os escoteiros, simboliza a continuidade do legado de trabalho e dedicação que marca a história do escotismo no Rio de Janeiro.

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens