There is no slider selected or the slider was deleted.



Hora do Planeta nas Unidades Escoteiras do Rio de Janeiro.

31 de março de 2022

A Hora do Planeta, instituída pelo WWF, tem como objetivo conscientizar a sociedade, empresas e poder público sobre os desafios socioambientais atuais, crise climática, espécies em extinção e perda da biodiversidade. O principal gesto é o “apagão”,  a mobilização da população em economia de energia, milhões de pessoas todos os anos aderem esse ato representativo de apagar as luzes em conjunto. 

Em 2022, a Hora do Planeta aconteceu em 26 de março às 20h30. Os Grupos Escoteiros estiveram presentes com atividades e dinâmicas ambientais com temas atuais.

Veja abaixo as ações das UEL’S:

A Unidade Escoteira para Hora do Planeta, organizou um Fogo de Conselho com todo o Grupo. Reuniram-se para refletir sobre a relação do ser-humano com o meio ambiente e as consequências na natureza. Junto com os moradores de Angra dos Reis, que enfretaram problemas na cidade devido as chuvas, conversaram sobre as dificuldades resultantes dos desatres ambientais.

Os jovens produziram esquetes com o temática em questão e o Fogo de Conselho marcou esse momento especial.

O assunto foi divulgado entre as seções, os chefes explicaram o significado de cada ação e a importância da iniciativa. Além disso, incentivaram sobre a importância “do tempo junto com a família” e que inventassem algo bacana para fazerem juntos.

Os lobinhos e Tropa Escoteira se prepararam para o momento e se divertirem. O Presidente do Grupo, Marcelo Fernandez, e sua a família ficaram na luminosidade de uma vela para demonstrar sua participação.

O Grupo realizou uma semana dedicado ao Hora do Planeta, iniciada em 21 de março,
com conteúdo digital diário sobre a causa, biomas brasileiros e a influência do ser-humano na natureza.

No sábado, o dia do evento, mais de 60 pessoas – entre jovens, escotistas e responsáveis -participaram de uma tarde com atividades dedicadas aos temas importantes, como: Sustentabilidade, Conscientização Ambiental, Tipos de Poluição e Justiça Climática (tema sugerido pela WWF para a Hora do Planeta 2022).

Às 20h30, após uma reflexão final sobre a Terra, com todos os Ramos reunidos, as luzes do ginásio esportivo do Clube Militar – sede do 82 RJ GE – se apagaram e bastões de luz neon iluminaram a noite e abriram as portas para os jogos noturnos, show de dança e muita animação.

Foram 7 horas de atividade – das 15h às 22h – repletas de alegria, informação, aprendizado, debates, música, dança e jogos

O Grupo não para! A próxima etapa é reciclar as pulseiras neons recebidas no evento, criando artesanatos ou brinquedos super estilosos e brilhantes, uma maneira de não deixar as pulseiras perdidas pelas gavetas – gerando lixo – e ainda ter sempre algo material para nos lembrar sobre a Hora do Planeta!

No último sábado, 26 de março, três grupos escoteiros se reuniram no entorno do Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, para uma ação intergrupos de conscientização a respeito do meio ambiente, com foco na Hora do Planeta.

Realizaram atividades com crianças e jovens, com jogos a respeito do tema. Todos se comprometeram a fazer em casa o apagar das luzes no horário marcado. O resultado foi incrível!

Os lobinhos, crianças de seis anos e meia a dez anos, fizeram as atividades com a temática prévias na sede do Grupo. Tropa Escoteira e Tropa Sênior fizeram em suas casas.

Chefes de Ramos fizeram as demais atividades da programação a noite, de forma remota, com seus respectivos grupos.

Uma hora para refletir sobre nosso papel neste planeta, e o que podemos fazer para minimizar nossos impactos.

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens