There is no slider selected or the slider was deleted.



Veja como estão os Espaços Escoteiros após reformas.

22 de março de 2022

A Diretoria Regional se dedicou, nos últimos meses, a algumas iniciativas de revitalização nos Espaços Escoteiros, vamos apresentar em tópicos o detalhamento das reformas e registros dos locais que estão prontos para receberem os grupos para atividades, dinâmicas e cursos de formação.

Situado na Serra da Mantiqueira, no Parque Nacional de Itatiaia, o Chalé Escoteiro, ou “Chalé do Chefe”, está de cara nova!

Contou com as seguintes ações de revitalização: 

Capina no entorno e áreas de acampamento, limpeza na trilha de acesso e escada, reparos de rebocos nas paredes, dedetização contra cupins, reparos em infiltrações na cozinha e chaminé, construção de armário de alvenaria com porta de alumínio e a reforma do banheiro feminino. 

O telhado teve as suas telhas respostas. A casa recebeu ainda a pintura das áreas internas e externas, troca e acréscimo de pontos de iluminação, além da confecção e colocação de duas placas indicativas nas vias de acesso, no padrão adotado pelo Parque Nacional de Itatiaia. 

Foi comprado ainda um purificador de água para o espaço. Essas melhorias trarão mais conforto aos associados. Os grupos escoteiros poderão usar um chalé totalmente reformado e em condições de uso para atividades e também iniciativas de formação.

Um excelente local para acampar ou acantonar com seu Grupo Escoteiro e/ou amigos que gostam de aventura.

Conheça mais: https://www.escoteirosrj.org.br/campos-escoteiros/

Com a volta do trabalho presencial, o espaço está com mudanças importantes e visíveis. O escritório está amplo e integrado, facilita a comunicação entre os nossos funcionários de todas as áreas de atuação. 

Foi colocada uma mesa para o atendimento pessoal ao associado, dando mais conforto e segurança a todos, evitando aglomeração no espaço da recepção. Com todas as reuniões de ramo e de áreas sendo feitas de forma virtual, organizamos o salão, e a partir de agora, o Escritório conta com três salas multiuso 

Sendo a primeira para pequenas palestras ou reuniões diárias, a segunda para cursos de formação e a terceira dedicada para Memória Escoteira, com exposição de troféus, placas e homenagens, este espaço pode ser usado também para os momentos de encontro de escotistas e dirigentes que passam pela nossa sede.

Como uma das iniciativas da Memória Escoteira, montamos uma exposição sobre o Escotismo no estado do Rio de Janeiro. Portanto, os grupos escoteiros que enviaram seus lenços, podem vê-lo junto aos das outras UELs, expostos no corredor.

Além disso, nossos colaboradores contam com a possibilidade de realizar cursos de aperfeiçoamento, para melhorar o serviço oferecido e também, proporcionar cada vez mais um bom atendimento ao associado.

 

O Escritório fica localizado na Rua Rodrigo Silva, 18 – 7° andar – Centro, Rio de Janeiro.

O atendimento é de segunda a sexta, de 09h às 18h.

Uma novidade que vai agradar, em particular os grupos do Distrito de Niterói e cidades próximas, é a disponibilização de uma sala para reuniões e atendimentos no Hospital das Clínicas de Niterói, localizado na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 836.

Esta sala esteve indisponível por anos, e poderá voltar a ser usada a partir de 2022 pela Comunidade Escoteira, com um espaço bem maior, arrumada e adesivada com a nossa comunicação visual.

O Campo Escola Escoteiro Geraldo Hugo Nunes, localizado em Magé, recebeu mudanças a partir da elaboração proposta por um Grupo de Trabalho, criado com o intuito de tratar do planejamento, reforma e melhoria do espaço do Campo. O GT também está cuidando da reativação do Campo 2 e projetos ambientais relacionados à nossa RPPN-Reserva Particular Patrimônio Natural.

O grupo realizou visitas técnicas in loco para levantamento das necessidades do CEGHN. 

Contou com as seguintes ações de revitalização: 

Um novo dormitório no casarão sede, novo mobiliário, reforma dos banheiros do Campo 1 e manutenção das clareiras. A antena de radioescotismo também entrou no planejamento de restauração. 

Na parte alta do Campo, será instalada a sede da Reserva e o seu Centro de Visitantes. Estas ações podem aumentar a frequência de pesquisadores e usuários, gerando receita para ser reinvestida no local. Cumprindo o objetivo da RPPN, funcionar com pesquisas científicas e visitação em dias agendados, com fins educacionais, interpretativos, recreativos e turísticos, respeitando o seu Plano de Manejo. 

A equipe de Meio Ambiente buscou projetos e parcerias para a obtenção de recursos para a preservação do espaço, sua correta manutenção e melhorias nas trilhas e no seu entorno. As ações visam a educação ambiental e cooperação para a preservação de fauna, flora e ecossistemas do local. Ao final do ano de 2021, o Grupo de Trabalho passou para a fase de de orçamentos de bens e serviços, para que o projeto pudesse entrar em execução logo a seguir, nos primeiros meses de 2022. 

A principal finalidade é que os grupos escoteiros possam desfrutar de um espaço remodelado e em condições de atender às suas atividades. Além disso, receber novamente os cursos de formação com mais recursos e conforto para formadores e cursistas

Conheça mais: https://www.escoteirosrj.org.br/campos-escoteiros/ 

Fotos Chalé do Chefe Escoteiro - Itatiaia

Fotos CEGHN - Magé

Fotos Sala Escoteira - NIterói

Fotos Escritório Regional

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens